Livro: Amor Imbatível Amor: Capítulo 16-MECANISMOS CONFLITIVOS

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Nos mecanismos do comportamento humano há um destaque especial para o prazer, que faz parte do processo da evolução. A busca do prazer, nunca é de­mais insistir no assunto, constitui estímulo vigoroso para a luta. Face a isso, quando algo inesperado e desa­gradável acontece, logo as pessoas afirmam que não têm nenhuma razão para viver, somente porque um insucesso, que talvez as amadureça mais, despertan­do-as para outras realidades, lhes aconteceu, tisnando-­lhes a capacidade de discernimento para a eleição en­tre o verdadeiro e o falso.
Normalmente se estabelece que vida feliz é aquela que apresenta as criaturas sorridentes, bem dispostas, com expressão donairosa, destacadas no grupo social, mas que, além da máscara afivelada na face, conduzem sofrimentos, inseguranças, incertezas sobre si mesmas e aqueles que as cercam.
A busca do prazer, em razão das necessidades mais imediatas e dos gozos mais fortes, tem sido dirigida para os divertimentos: os alcoólicos, o sexo, o tabaco, quando não as drogas aditivas e perturbadoras. Esses ingredientes levam a diversões variadas, extravagan­tes, fortes, mas não ao verdadeiro prazer, que pode ser encontrado em uma boa leitura, em uma paisagem re­pousante, em uma convivência relaxadora, em uma caminhada tranquila ou em um jogging, em um mo­mento de reflexão, de prece, numa ação de socorro fraternal, em uma recepção no lar proporcionada a alguém querido ou simplesmente a um convidado a quem se deseja distinguir… Há incontáveis formas de prazeres não necessariamente fortes, que se transformam em sensações que exaurem e exigem repouso para o refa­zimento.
O prazer deve dilatar-se no sistema emocional, con­tinuando a proporcionar bem-estar, mesmo depois do acontecimento que o desencadeia.
O divertimento tem duração efêmera: vale enquan­to é fruído, logo desaparecendo, para dar lugar a no­vas buscas.
Algo que parece uma conquista ideal tem o valor essencial do esforço pelo conseguir, deixando certo tra­vo de insatisfação após logrado.
Como consequência, há uma grande necessidade de parecer-se divertido, o que sinaliza como ser ditoso, triunfante no grupo social.
Os divertimentos, nem sempre prazeres legítimos, multiplicam-se atéàs extravagâncias e aberrações, vio­lências e agressividades, para substituirem o fastio que os sucede, em razão de não poderem preencher as ne­cessidades de bem-estar, que são as realmente buscadas.
Roma imperial, que também se notabilizou pela busca de divertimentos contínuos, passou dos jogos gregos, que foram importados para as lutas de gla­diadores, nas quais o vencido era apenas humilhado na sua força, atéàs exigências de suas vidas, quando sucumbiam despedaçados, enquanto os diletantes sorriam, aplaudindo freneticamente os vitoriosos de um dia… Na sucessão das exorbitâncias, o diverti­mento mais apetitoso passou a ser aquele que obri­gava as vidas a serem estioladas das formas mais originais, para não dizer cruéis, que se possa imagi­nar. A variedade dos jogos e dos divertimentos ul­trapassava a imaginação sempre fértil na criação de novos atrativos.
Foi uma das características da decadência do Im­pério, porque as pessoas perderam o senso do prazer, passando para o divertimento da crueldade.
Através dos tempos foram modificados esses pro­cessos, não erradicados os divertimentos alucinados.
Mesmo hoje, na época das conquistas valiosas do pensamento e do sentimento, dos direitos huma­nos, da preservação ecológica, os divertimentos pros­seguem tão bárbaros, senão mais apetecíveis na mídia, por exemplo, que se utiliza das paixões pri­mevas do ser, para estimulá-lo mais aos divertimen­tos do sexo explícito, da brutalidade sem limites, da vulgaridade insensata, da nudez agressiva e vil, do mercado das sensações, enquanto o píblico, sempre ávido quão insatisfeito, exige espetáculos mais bur­lescos e brutais, na vida real, através das lutas de boxe, entre animais, da tauromaquia, e, quando cansado desse pequeno circo de loucura, das guer­ras hediondas que arrasam cidades, países e destroem vidas incontáveis, mutilando outras tantas que ficam física, psicológica e mentalmente esfaceladas.
Quanto mais divertimentos, mais fugas psicológi­cas, menos prazeres reais. Onde proliferam, também surgem a crueldade, a indiferença pelo sofrimento alheio, a ausência da solidariedade, porque o egoísmo deseja retirar o máximo proveito da situação, do lugar, da oportunidade de fruir e iludir-se, como se fosse pos­sível ignorar os desafios e os conflitos, somente porque se busca anestesiá-los.
As pessoas divertidas parecem felizes, mas não o são. Provocam risos, porque conseguem mascarar os próprios sentimentos, em um faz-de-conta sem limite. Demonstram seriedade, mesmo nos seus divertimen­tos, o que provoca alegria, bulha e encantamento de outros aflitos-sorridentes, mas, passado o momento, volvemà melancolia, ao vazio em que se atormentam. A descontração muscular e emocional é forjada, não espontânea, nem rítmica, proporcionadora do prazer que harmoniza interiormente.
É natural que surjam, agora ou depois, vários, ter­ríveis processos conflitivos na área da personalidade e no âmago da individualidade. Tais conflitos não serão resolvidos com gargalhadas ou com dissimulações, mas somente através de terapia conveniente e grande es­forço do paciente, que se deve autodescobrir e encon­trar as razões perturbadoras do estado emocional em que se encontra. O jogo escapista de um para outro di­vertimento somente complica o quadro, por adiar a sua solução.

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Joana de Ângelis – Psicografado por Divaldo franco

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