Que Idéias São Importantes ao se Criar Crianças?

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF
 
Dois importantes princípios para interagirmos comas crianças são:
 (1) Conhecer e seguir os valores que sequer transmitir aos filhos e
 (2) Entendê-los do ponto de vista da criança.
Os pais deveriam fazer uma lista com os principais valores e princípios de vida que querem que seus filhos venham a dominar. (Na verdade, isto é um bom conselho para todos os seres humanos, pois fará com que entendam melhor o que consideram ser da mais alta importância). Que características positivas querem que nossas crianças tenham? Faça uma lista para cada filho.
 
Um pai que confia em si e em seus valores e que mantém uma relação amorosa com suas crianças constatará que elas o ouvem. Quando dissermos para fazerem ou não determinada coisa, nossa voz precisa demonstrar confiança e que esperamos que prestassem atenção ao que estamos falando. Se demonstrarmos que não estamos lá muito preocupados com que nos ouçam, elas perceberão e não ligarão para o que estamos querendo transmitir.
 
Sejamos claros e específicos quando dissermos o que devem ou não fazer. Dizer a uma criança para ser boa  é algo tão vago e superficial que dificilmente terá efeito.
Ao enxergarmos as coisas do ponto-de-vista da criança, tomaremos mais cuidado para respeitar seus sentimentos e pensamentos. Isto lhes dará um sentimento de auto-respeito e um senso de respeito aos demais.
 
Lembremo-nos de como queríamos ser tratados quando éramos crianças. Levemos em consideração as diferenças individuais entre os diversos filhos.
 
Tenhamos em mente que nenhuma criança jamais deseja ser insultada ou ridicularizada por seus pais; Nós não queríamos quando éramos pequenos e nossos filhos não o querem agora.
 
Não ameace seus filhos. Quando se ameaça uma criança, está se criando medo e ansiedade desnecessários. Se fizermos uma ameaça que ambos sabem que não cumpriremos, estaremos ensinando-as a não levara sério o que falamos. Ameaçar implica, automaticamente, que pensamos existir a possibilidade de as crianças não nos ouvirem.
 
Nunca dê apelidos negativos a seus filhos. Apelidos negativos criam auto-imagens negativas, o que é muito destrutivo.
 
Interagir com as crianças nos proporciona muitas oportunidades de desenvolvermos nosso próprio caráter. Alguns dos atributos essenciais a se focar são:paciência, humildade, empatia, compaixão e perseverança. Façamos aflorar o que há de melhor em cada criança. Perguntemo-nos constantemente: O que mais posso fazer que já não esteja fazendo? 
 
Não espere perfeição ao interagir com seus filhos. Todos nós cometemos erros. Se acha que errou no passado, comece de novo agora. Comprometamo-nos totalmente a criar um relacionamento amoroso com cada um de nossos filhos!
 
(Adaptado do livro: Begin Again Now ”Encyclopedi aof Strategies for Living, do Rabino ZeligPliskin)

Loading