Renovação pela Educação

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Download PDF

Renovação pela Educação

Educar é tirar de dentro para fora e não introduzir de fora para dentro.

Todos possuem em estado de latência poderes e faculdades maravilhosas cujo desenvolvimento harmônico e progressivo deve constituir o objeto da educação.

Se os nossos esforços se focalizarem numa determinada faculdade deixando as demais em abandono,produziremos indivíduos anômalos constituindo povos desequilibrados,verdadeiros aleijões morais.

É precisamente esse quadro doloroso que nos apresenta o panorama internacional, onde as nações não conseguem encontrar o equilíbrio que as mantenha dentro do ritmo natural da vida.

Já ensinou o inigualável educador de nazaré que só há um pecado e uma virtude: esse pecado é o egoísmo e essa virtude é o amor. O mais tudo, seja na esfera do mal,seja na esfera do bem, são efeitos que daqueles dois elementos decorrem.

A inteligência,atendendo aos reclamos egoístas, constrói sobre a areia.

Suas obras, portanto, não oferecem estabilidade e segurança,ruindo, a cada passo, sob o fragor das paixões desencadeadas. Tratados e convênios,pactos e ajustes jamais solucionarão o problema da paz internacional tampouco aqueles de ordem social interna, como o pauperismo,o desemprego,a orfandade,o vício e o crime.

Só a educação sob o aspecto harmônico e congruente, conjurará as nossas velhas e debatidas questões. Qualquer outra medida não passará de paliativos aleatórios e inválidos,conforme os fatos vêm demonstrando cabalmente.

Eduque-se o sentimento,cultive-se a ciência do bem que é a ciência do coração,e ver-se-á a moléstia decrescer.

Urge dar essa orientação ao problema educacional, a humanidade precisa ser reformada.Do interior do homem velho cumpre tirar o homem novo, a nova mentalidade cujo objetivo será desenvolver o amor na razão direta do combateàs multiformes modalidades em que o egoísmo se desdobra. A renovação do caráter depende da renovação dos métodos e processos educativos.

Inspiremo-nos nas palavras do inolvidável apóstolo dos gentios: não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,para que saibais qual é a boa perfeita vontade de Deus.

Loading